Reunião aborda pautas relevantes sobre educação e cultura.

Nesta terça-feira, 26 de setembro, o Conselho Municipal de Educação e Cultura (CMEC) reuniu-se em uma Reunião Ordinária para discutir questões relacionadas à educação e cultura do Município. A reunião abordou diversas pautas, destacando o compromisso do conselho com o aprimoramento do setor.

Uma das principais pautas discutidas foi a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, com ênfase na Etapa Municipal, que deve ser concluída até 29 de outubro. O CMEC enfatizou a importância do Fórum de Educação e da participação de diversos segmentos na construção das políticas educacionais. Os detalhes sobre essa pauta podem ser acessados diretamente no site da Uncme/RS, conforme a Ajuda Memória n° 006 de 15/09.

A Vice-Presidente Daniele ressaltou a regulamentação do tema "Educação em Tempo Integral", que deve estar concluída até dezembro de 2023, visando seu funcionamento em 2024. A escolha das escolas que oferecerão essa modalidade de ensino ainda está em estudo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECTEL).

Outros pontos discutidos incluíram a reunião da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com a contribuição da Conselheira Jaqueline. A Conselheira Olanda ressaltou a importância da Educação Infantil como prioridade no início da Educação Básica.

A Conselheira Marilei enfatizou a relevância da Conferência da Cultura em busca de recursos públicos para o Município. Além disso, foram abordados temas como Gestão Democrática e o XXXII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs), que ocorrerá em Nova Petrópolis de 7 a 10 de novembro.

A Presidente do Conselho Alia Sayed Rodrigues expressou sua gratidão, agradecendo  a presença de todas as Conselheiras.

Esta reunião demonstra o compromisso do CMEC em fortalecer a educação e cultura, promovendo discussões e ações que impactarão positivamente a comunidade do nosso Município.

Data de publicação: 27/09/2023

Créditos: Priscila França/Alia Sayed