Fomentando a participação cidadã e conscientização fiscal em Tupanciretã

No dia 25 de maio, a Secretaria da Fazenda e Fomento Empresarial, e a  Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, promoveram o I Seminário Regional de Educação Fiscal e NFG (Nota Fiscal Gaúcha) em Tupanciretã. O evento, intitulado "Cidadania Fiscal: um elo para o progresso do Município", organizado pelo Grupo de  Educação Fiscal de Tupanciretã, contou com a parceria da Receita Estadual, Programa Nota Fiscal Gaúcha e Programa Educação Fiscal RS.

A programação teve início às 8h, com um Coffe Break e Credenciamento, seguido da cerimônia de abertura. A mesa de abertura contou com a presença das Secretárias Municipais, Adriana Facco e  Rosani Didoné, Delegada da Receita Estadual - Ivanice Zanini, Prefeito Municipal, Gustavo Herter Terra e a apresentação do Grupo responsável pela organização do evento.

Um dos pontos centrais do seminário foi a palestra sobre "Tributos e convívio social: desafios para a compreensão da Educação Fiscal", ministrada pelos Auditores Fiscais da SEFAZ, Décio Gardel Goecks Rauber, e pela Técnica Tributária da Receita Estadual, Giane Maria Zago.

A importância da educação fiscal também foi abordada de forma lúdica por meio do teatro. O Grupo Teatral Tupã Encena apresentou a peça "Aprendendo cidadania no Sítio do Pica-Pau Amarelo", proporcionando uma experiência educativa e divertida aos participantes.

Em seguida, Décio Gardel Goecks Rauber, Auditor Fiscal da Receita Estadual, trouxe informações sobre a solidariedade promovida pelo Programa NFG. O programa busca incentivar a participação dos cidadãos por meio da emissão da nota fiscal, contribuindo para o desenvolvimento do estado e do município.

Logo após, ocorreu o aguardado sorteio do prêmio do IPTU Premiado de Tupanciretã, um  carro Mobi 0 km, o qual encontra-se em auditoria do resultado.

A programação foi retomada com a apresentação teatral da Escola Serafim Corrêa de Barros, intitulada "Uma aula de cidadania no bolicho do seu Serafim".

A tarde foi marcada pela Oficina de projetos de Educação Fiscal, ministradas pela Técnica Tributária Giane Maria Zago,  sorteio  Estadual da NFG e também por palestras com os consultores tributários Fábio Haeser, que abordou o tema das transferências do ICMS aos Municípios e a formação do IPM (Índice de Participação dos Municípios) e, em seguida, Pablo Sabadin Chaves falou sobre cruzamento de dados.

 Por fim, aconteceu a palestra sobre REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) e Tudo Fácil Empresas, conduzida por Sílvio Moisés Ramão, Advogado e Coordenador da  REDESIM.

O I Seminário Regional de Educação Fiscal e NFG em Tupanciretã, teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância da cidadania fiscal, buscando fortalecer o elo entre a comunidade e o progresso do município. Com palestras, peças teatrais e oficinas, o evento trouxe conhecimento e incentivo à participação ativa dos cidadãos na emissão de notas fiscais, destacando o impacto positivo dessas ações para a sociedade e o desenvolvimento local.

 A fim de encerrar o evento com chave de ouro, foi realizado sorteios de brindes entre os participantes, proporcionando um momento de alegria e entusiasmo. O  coffe break e os brindes oferecidos aos palestrantes contaram com produtos provenientes das agroindústrias de Tupanciretã, que tiveram a oportunidade de divulgar e comercializar suas mercadorias no local.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 26/05/2023

Créditos: Priscila Brum França

Créditos das Fotos: Larissa Pomina/ Priscila França

Compartilhe!