Em uma reunião realizada, no dia 14 de agosto, em Porto Alegre, prefeitos da AMCentro se encontraram com representantes do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). O encontro visou discutir várias questões para os municípios, como índice de pessoal, contratações e outros assuntos pertinentes.

O prefeito Gustavo Terra, também vice-prefeito da AMCentro, liderou a iniciativa de convocar essa reunião com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) visando esclarecer as demandas da associação. No encontro, estiveram presentes líderes, como o presidente da AMCentro, prefeito Fernando Pain, o próprio prefeito Gustavo Terra, juntamente com a Secretária da Fazenda e Coordenadora de Finanças da AMCentro, Adriana Facco, e o contador Afonso Lopes. Além do prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Quatrin, acompanhado pelo Secretário de Administração, Anastácio Biacchi, assim como o prefeito de Jaguari, Roberto Carlos Boff, e a vice-prefeita de Cachoeira do Sul, Ângela Schuh, contribuíram para as discussões. O encontro também contou com a participação do responsável pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos e Cidadania (CIRC) da AMCentro, Jorge. Como parte das discussões, o conselheiro Édson Brum do TCE e a equipe técnica do órgão também estiveram presentes.

Os prefeitos expressaram preocupação com as condições de seus municípios, particularmente em relação aos gastos que influenciam o índice de pessoal. Essas despesas muitas vezes restringem a capacidade dos gestores de realizar até mesmo os serviços básicos. A equipe técnica do TCE explicou detalhadamente aos gestores as razões por trás de suas exigências, enfatizando que suas ações estão baseadas no cumprimento das Leis Federais e que entendem as circunstâncias únicas de cada município.

Os desafios enfrentados pelos gestores são substanciais, considerando a crescente demanda por serviços, a escassez de recursos, as diversas novas legislações e as restrições que precisam ser cumpridas. Os gestores têm a difícil tarefa de equilibrar essas complexidades, sabendo que são responsáveis pelas ações e decisões tomadas.

A Administração Municipal continua empenhada em encontrar soluções para os desafios emergentes, visando uma alocação mais eficaz dos recursos disponíveis. Isso permitirá oferecer à comunidade serviços de qualidade e investimentos adequados para o progresso de cada município.

Data de publicação: 16/08/2023

Créditos: Priscila França/Secretaria da Fazenda