Instituído através da Lei Municipal Nº 4.498, em outubro de 2022.

Em 2022, foi criado o Banco de Registro de Doadores de Sangue de Tupanciretã, com o objetivo de promover a coleta de dados, registro, identificação e grupo sanguíneo e fator RH de doadores e sangue no município. A coleta e a guarda dos dados, registro, identificação e o grupo sanguíneo dos doadores compete à Secretaria Municipal de Saúde.

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação. O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.

O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas
específicas ou quando algum conhecido precisar. Agora que você entende a importância deste ato de solidariedade, faça a sua parte. Faça seu cadastro de interesse através deste formulário e salve vidas!





Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue

Data de publicação: 28/03/2023

Créditos: Tamara Louzada

Créditos das Fotos: Tamara Louzada

Compartilhe!