O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Se apresento sintomas, o que fazer?

A orientação do Ministério da Saúde é: em caso de suspeita, fique em casa por 14 dias e só procure o Posto de Saúde se o problema se agravar. A Organização Mundial da Saúde também indica isolamento domiciliar por 14 dias dos demais moradores da residência.

Durante esse período, é preciso ficar atento à evolução do quadro, pois sintomas leves, como tosse e coriza prolongadas por vários dias, não são preocupantes. Mas, se houver febre alta persistente e se a tosse vier acompanhada de desconforto respiratório, procure atendimento médico imediato.


Moro Tupanciretã, como devo proceder?

Para sintomas leves como febre baixa, coriza, tosse e dor de garganta procure o ESF 4 - Tio Riva, ou lique para 3272.1307. Finais de Semana vá até o HCBT ou ligue 3272.1330.

Mas, no geral, é para ficar em casa. O governo quer priorizar o atendimento em postos de saúde para quem tem sintomas mais graves, como dificuldade para respirar. A medida é para evitar que se aumente ainda mais o número de infectados no hospitai, repletos de vírus e bactérias. Isso também funciona para não superlotar os ambulatórios e leitos, que devem ser reservados para quem já está com falta de ar.

O que você precisa saber e fazer.

A infecção por coronavírus (Covid-19) é uma doença de baixa letalidade. Dados da OMS mostram que 80% dos casos são leves. A maior preocupação é quando a doença atinge idosos ou pessoas com doenças crônicas.
Informação e lavar as mãos com sabão são as melhores prevenções!
Mais detalhes você encontra aqui.


A Secretaria Estadual da Saúde possui um mapa dos casos e óbitos de todo o Estado, se você quiser acompanhar clique> Coronavírus no RS.

Compartilhe!