RSS Tupanciretã - RS Notícias de Tupanciretã/RS Sun, 29 Jan 2023 13:34:54 -0300 Sun, 29 Jan 2023 13:34:54 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.tupancireta.rs.gov.br/rss Programa TEAcolhe é aderido pelas Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde Fri, 27 Jan 2023 13:18:11 -0300 https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2579/?programa-teacolhe-e-aderido-pelas-secretarias-de-educacao-desenvolvimento-social-e-saude.html https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2579/?programa-teacolhe-e-aderido-pelas-secretarias-de-educacao-desenvolvimento-social-e-saude.html Nesta quinta-feira, dia 26, Secretários das pastas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social participaram da reunião de tratativas do Programa TEAcolhe.

O TEAcolhe é um programa que busca orientar os serviços de saúde, educação e assistência social quanto ao tratamento de crianças e adolescentes com diagnóstico de transtorno de espectro autista.

A ação tem o objetivo de fortalecer as redes de atenção às pessoas com TEA e suas famílias, também conta com planejamento de estratégias junto às equipes para o atendimento da população com TEA.

O programa tem por objetivo mapear os fluxos e demandas de autismo de cada município.
]]>
Vacinação contra Covid-19 ocorrerá nesta sexta-feira, na UBS Centro. Wed, 25 Jan 2023 13:29:21 -0300 https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2578/?vacinacao-contra-covid-19-ocorrera-nesta-sexta-feira-na-ubs-centro.html https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2578/?vacinacao-contra-covid-19-ocorrera-nesta-sexta-feira-na-ubs-centro.html Nesta sexta-feira, 27 de janeiro, haverá vacinação contra Covid-19, das 8h às 13h, SOMENTE NO POSTO DO CENTRO e estarão disponíveis as seguintes doses:

  • 1ª Dose para qualquer pessoa acima de 3 anos, que ainda não tomou nenhuma dose;
  • 2ª Dose para todas as pessoas que se vacinaram com a 1ª dose de Oxford até o mês de novembro;
  • 2ª Dose para todas as pessoas que se vacinaram com a 1ª dose de Coronavac até o mês de dezembro;
  • 2ª Dose para adultos e crianças que se vacinaram com a 1ª dose de Pfizer até o mês de novembro;
  • 3ª Dose para todas pessoas acima dos 12 anos, que fizeram 2ª dose de qualquer vacina até o mês de setembro;
  • 4ª Dose para todas as pessoas acima dos 18 anos, que fizeram 3ª dose de qualquer vacina até o mês de setembro.
É necessário levar CPF ou cartão SUS e carteira de vacinação, para tomar qualquer dose de vacina. 


]]>
Ampliada faixa etária para 3ª dose de vacina contra Covid-19 Wed, 18 Jan 2023 08:54:15 -0300 https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2577/?ampliada-faixa-etaria-para-3a-dose-de-vacina-contra-covid-19.html https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2577/?ampliada-faixa-etaria-para-3a-dose-de-vacina-contra-covid-19.html Nesta sexta-feira, 20 de janeiro, haverá vacinação contra Covid-19, das 8h às 13h, SOMENTE NO POSTO DO CENTRO e estarão disponíveis as seguintes doses:

  • 1ª Dose para qualquer pessoa acima de 5 anos, que ainda não tomou nenhuma dose;
  • 2ª Dose para todas as pessoas que se vacinaram com a 1ª dose de Oxford até o mês de novembro;
  • 2ª Dose para todas as pessoas que se vacinaram com a 1ª dose de Coronavac até o mês de dezembro;
  • 2ª Dose para adultos e crianças que se vacinaram com a 1ª dose de Pfizer até o mês de novembro;
  • 3ª Dose para todas pessoas acima dos 05 anos, que fizeram 2ª dose de qualquer vacina até o mês de setembro;
  • 4ª Dose para todas as pessoas acima dos 18 anos, que fizeram 3ª dose de qualquer vacina até o mês de setembro.
É necessário levar CPF ou cartão SUS e carteira de vacinação, para tomar qualquer dose de vacina. 




]]>
IPTU 2023: “Secretaria da Fazenda e Fomento Empresarial encaminhará guias de pagamento via correio” Mon, 16 Jan 2023 12:13:46 -0300 https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2576/?iptu-2023-secretaria-da-fazenda-e-fomento-empresarial-encaminhara-guias-de-pagamento-via-correio.html https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2576/?iptu-2023-secretaria-da-fazenda-e-fomento-empresarial-encaminhara-guias-de-pagamento-via-correio.html O Imposto Predial e Territorial Urbano é o imposto sobre propriedades de lotes e construções no perímetro urbano, este tributo é recolhido pelo Executivo Municipal e serve para honrar as contas da administração municipal, tais como, folha de pagamento, contratos, prestação de serviços e demais despesas, além de custear e viabilizar melhorias no município.
Todo dinheiro arrecadado através do IPTU é aplicado no próprio município, as obras em andamento são o resultado da contribuição dos munícipes aliada a administração pública voltada para o desenvolvimento.
Neste ano o valor em prêmios a serem sorteados atingem o montante de R$ 150.000,00, participarão do sorteio dos prêmios todos os contribuintes inscritos no cadastro imobiliário, titulares de imóveis devidamente registrados, que adimplirem o Imposto Predial Territorial Urbano do exercício de 2023 nos prazos fixados no Decreto Nº 6.482.

Carnês de Pagamento
Os carnês de pagamentos serão entregues via correio, cada contribuinte receberá as guias para pagamento do IPTU 2023 no endereço cadastrado conforme titularidade do imóvel.
 
Emissão de 2ª via
Em caso de perda ou extravio da guia de pagamento. O contribuinte poderá emitir a 2ª via de suas guias de forma rápida e simples, através do site oficial do município, na aba de “Serviço ao Cidadão” ou através do app CidadeMOB disponível para Android e IOS. Se o contribuinte não possui acesso à internet, poderá vir até a prefeitura e solicitar ao Setor de Atendimento ao Contribuinte – SAC a 2ª via do documento.

Clique aqui para baixar o app CidadeMOB em IOS 

Clique aqui para baixar o app CidadeMOB em ANDROID

 
Desconto Bom Pagador
Em Tupanciretã, foi criado o benefício fiscal ao contribuinte do IPTU, o programa “Bom Pagador”, para proprietários de imóveis que não possuem dívida de qualquer espécie com o município. As cidades têm a autonomia de decidir quais os critérios e como será feita a cobrança do IPTU.  O programa tem sido referência para as demais cidades do estado que vem adotando este benefício para incentivar os contribuintes a realização do pagamento do imposto.
Este benefício prevê 10% (dez por cento) de desconto do total do valor do IPTU. Para usufruir dos descontos, o contribuinte deverá ter quitado todos os tributos lançados na inscrição cadastral até o último dia útil de cada exercício anterior ao do lançamento. Além de não possuir débitos junto à municipalidade.
 
Prazo e Vencimentos
Conforme instituído no Decreto Nº 6.482, o pagamento em conta única com 10% de desconto, tem o vencimento fixado em 15 de março de 2023. O contribuinte que optar em realizar o pagamento parcelado, poderá pagar em até 9x (nove vezes), sendo a primeira parcela com o vencimento no dia 10 de abril de 2023.
Os vencimentos variam entre os 10 e 12 dias de cada mês, a última parcela tem vencimento para o dia 11 de dezembro. Desta forma todos os contribuintes que estiverem com seus pagamentos em dia poderão participar do sorteio do IPTU Premiado, que tradicionalmente ocorre no dia do aniversário do município, em 21 de dezembro.
 
Atraso no pagamento
Em caso de atraso, o contribuinte deverá solicitar nova guia de pagamento junto à Prefeitura, com valor atualizado.



]]>
Sala de vacina da UBS Centro será somente para vacinação contra Covid nesta sexta-feira (13) Wed, 11 Jan 2023 19:23:03 -0300 https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2575/?sala-de-vacina-da-ubs-centro-sera-somente-para-vacinacao-contra-covid-nesta-sexta-feira-13.html https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2575/?sala-de-vacina-da-ubs-centro-sera-somente-para-vacinacao-contra-covid-nesta-sexta-feira-13.html Na sexta-feira, dia 13 de janeiro, haverá vacinação contra Covid-19, das 8h às 13h, SOMENTE NO POSTO DO CENTRO e estarão disponíveis as seguintes doses:

  • 1ª Dose para qualquer pessoa acima de 5 anos, que ainda não tomou nenhuma dose;
  • 2ª Dose para  todas as pessoas que se vacinaram com a 1ª dose de Oxford até o mês de novembro;
  • 2ª Dose para todas as pessoas que se vacinaram com a 1ª dose de Coronavac até o mês de dezembro;
  • 2ª Dose para adultos e crianças que se vacinaram com a 1ª dose de Pfizer até o mês de novembro
  • 3ª Dose para todas pessoas acima dos 12 anos, que fizeram 2ª dose de qualquer vacina até o mês de setembro;
  • 4ª Dose para todas as pessoas acima dos 18 anos, que fizeram 3ª dose de qualquer vacina até o mês de setembro.

]]>
Estabelecimentos que possuem Alvará Sanitário expirado tem 30 dias para solicitar renovação Mon, 09 Jan 2023 14:07:10 -0300 https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2574/?estabelecimentos-que-possuem-alvara-sanitario-expirado-tem-30-dias-para-solicitar-renovacao.html https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2574/?estabelecimentos-que-possuem-alvara-sanitario-expirado-tem-30-dias-para-solicitar-renovacao.html Na sexta-feira, dia 06, o Setor de Vigilância Sanitária de Tupancireta emitiu Nota Técnica informando o prazo de renovação do Alvará Sanitário aos estabelecimentos comerciais e de serviços do ramo de alimentação, saúde ou de interesse à saúde.

De acordo com o artigo 10 do Código Sanitário Municipal Lei Complementar Nº 4529 de 20dedezembro de 2022, os estabelecimentos sob vigilância sanitária, seguirão legislação específica no que compete a necessidade de Alvará Sanitário. Sujeitos ao controle e à fiscalização sanitária. A licença sanitária expedida pelo órgão de vigilância sanitária, terá validade por um ano, renovável por períodos iguais e sucessivos.

Penalidades previstas em lei serão aplicadas caso o estabelecimento descumpra o prazo estipulado. Diante do exposto ressaltamos aqui a importância da renovação da licença sanitária, após a divulgação da presente NOTA TÉCNICA, os estabelecimentos sob Vigilância Sanitária, terão o prazode 30dias para regularização da situação junto ao setor de Vigilância Sanitária Municipal, transcorrido este prazo, serão seguidos os dispositivos legais já referidos.
 
]]>
Corte e Adulta e Infantil do Carnaval 2023 já tem suas soberanas Mon, 09 Jan 2023 11:53:34 -0300 https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2573/?corte-e-adulta-e-infantil-do-carnaval-2023-ja-tem-suas-soberanas.html https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2573/?corte-e-adulta-e-infantil-do-carnaval-2023-ja-tem-suas-soberanas.html Na noite do dia 7 de janeiro, Blocos e Entidades Carnavalescas tiveram novamente a oportunidade de participar do Baile Municipal de Carnaval. A última edição do evento ocorreu em 2020, e demais edições canceladas por conta da Crise Sanitária.

A disputa para um lugar na Corte Municipal Adulta e Infantil do Carnaval 2023 foi acirrada, teve início na tarde do sábado, dia 7, as candidatas foram entrevistadas pelos jurados, a entrevista é quesito avaliativo fundamental para garantir boa pontuação, onde são feitas perguntas sobre conhecimentos gerais, específicos e da cultura local. O evento teve início às 21 horas e as participantes não economizaram o samba no pé, talento e simpatia foram predominantes, na passarela.

A Comissão Avaliadora foi composta por Daniel Leandro Cavalheiro Silveira representando o Prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Quatrin Dalla Corte; Fernando da Rosa Pahim, Presidente da AM Centro e Prefeito de São Vicente do Sul; João Balbino Campos, Presidente da Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta; Marcia Rossatto Fredi – Prefeita de Fortaleza dos Valos e Shana Reis, representando a Prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto.

 Durante o evento DJ Diego Oliveira trouxe os melhores sons do momento, além disso, após findada as apresentações, enquanto ocorria a apuração das notas, a animação ficou por conta da Corte de 2020.

Enfim, após um tempo de ansiosa espera, foram anunciadas as candidatas, e a Corte Infantil ficou formada pela Rainha, Thauany Viegas da Silva representando o bloco Verde e Branco. A Melhor Torcida Infantil foi o Bloco Verde e Branco. A disputa pelo título de Rainha Adulta também foi muito equilibrada, as candidatas que tiveram melhores notas e conquistaram seu espaço na Corte Adulta foram: Rainha Adulta, Kethlen Kaline Messias de Oliveira representando o Bloco Abre Allas, 1ª Princesa Laura Lima Moreira representando o Bloco Os Sentenciados e o título de 2ª Princesa ficou com Emile Vitória da Silva Teixeira, representando o Bloco Verde e Branco. E o bloco vencedor de Melhor Torcida Adulta foi o Bloco Os Sentenciados.

As coroas das soberanas e o figurino das candidatas foram gentileza do Adereços by Daniel Brum, o suporte de Daniel foi fundamental para a organização do Baile, assim como o apoio do profissional Jian Carlos Amarante onde juntos prestaram serviço de excelência ao município através da organização do Baile Municipal de Carnaval.

Cabe salientar que a realização do baile foi coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e contou com a colaboração de todas as secretarias municipais, visto que cada uma viabilizou e contribuiu com a sua função de forma significativa.

Parabéns as vencedoras e que tenham um reinado de muito samba e alegria neste Carnaval.

]]>
Agricultores tem até 31 de março para apresentar bloco de Produtor Rural Wed, 04 Jan 2023 09:11:12 -0300 https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2572/?agricultores-tem-ate-31-de-marco-para-apresentar-bloco-de-produtor-rural.html https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2572/?agricultores-tem-ate-31-de-marco-para-apresentar-bloco-de-produtor-rural.html Os produtores rurais cadastrados no município devem procurar o setor ICMS para apresentar seus blocos de produtor rural para lançamento das notas no sistema. O prazo desta apresentação será de 02 de janeiro a 31 de março.

Os blocos devem ser devidamente apresentados dentro do prazo para que os produtores rurais não correrem o risco de ter suas inscrições baixadas de Oficio e talões cancelados. Todos os produtos oriundos de propriedades rurais, deve ser comercializado apenas com nota fiscal de produtor. Desta forma ambas partes saem beneficiadas, o município aumenta seu índice de participação de ICMS a ser recebido e o produtor comprova sua propriedade ativa e produtiva.

Ao emitir a Nota Fiscal o Produtor Rural está gerando benefícios para o município como um todo. A emissão da nota permite que o agricultor tenha facilidade na hora de conseguir linhas de crédito, descontos na compra de veículos e até uma aposentadoria mais segura.

A emissão da Nota Fiscal contribui para o crescimento do município, investimentos e também melhorias através da arrecadação de tributos e taxas. A partir do censo dos blocos o município e o Estado tem controle do quanto foi comercializado no setor agropecuário.

O prédio do ICMS fica localizado na rua Antônio Silveira, Nº 125 - Centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13:30 às 16:30.

Dúvidas e informações através dos contatos:

WHATSAPP/LIGAÇÃO: 55 3272-1484

E-MAIL: fiscalicmstupa@gmail.com

]]>
Vacinação contra covid ocorrerá na quarta e sexta esta semana Tue, 03 Jan 2023 08:49:31 -0300 https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2571/?vacinacao-contra-covid-ocorrera-na-quarta-e-sexta-esta-semana.html https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2571/?vacinacao-contra-covid-ocorrera-na-quarta-e-sexta-esta-semana.html Na quarta-feira, dia 04 de janeiro, haverá vacinação contra Covid-19, das 8h às 13h, SOMENTE NO POSTO DO CENTRO e estarão disponíveis as seguintes doses:
  • 3ª Dose para todas pessoas acima dos 12 anos, que fizeram 2ª dose de qualquer vacina até o mês de setembro;
  • 4ª Dose para todas as pessoas acima dos 18 anos, que fizeram 3ª dose de qualquer vacina até o mês de setembro.

 

- Na sexta-feira, dia 06 de janeiro, haverá vacinação contra Covid-19, das 8h às 13h, SOMENTE NO POSTO DO CENTRO e estarão disponíveis as seguintes doses:

  • 1ª Dose para qualquer pessoa acima de 3 anos, que ainda não tomou nenhuma dose;
  • 2ª Dose para todas as pessoas que se vacinaram com a 1ª dose de Oxford até o mês de novembro;
  • 2ª Dose para todas as pessoas que se vacinaram com a 1ª dose de Coronavac até o mês de dezembro;
  • 2ª Dose para adultos e crianças que se vacinaram com a 1ª dose de Pfizer até o mês de novembro
  • 3ª Dose para todas pessoas acima dos 12 anos, que fizeram 2ª dose de qualquer vacina até o mês de setembro;
  • 4ª Dose para todas as pessoas acima dos 18 anos, que fizeram 3ª dose de qualquer vacina até o mês de setembro.



]]>
Arrastão da Dengue recolhe mais de 230 toneladas de resíduos Fri, 30 Dec 2022 12:11:52 -0300 https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2570/?arrastao-da-dengue-recolhe-mais-de-230-toneladas-de-residuos.html https://www.tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2570/?arrastao-da-dengue-recolhe-mais-de-230-toneladas-de-residuos.html O Arrastão da Dengue iniciou em maio deste ano, essa ação partiu da iniciativa da Secretaria de Saúde com apoio das demais secretarias municipais.

No período de maio a novembro deste ano, foram recolhidos mais de 230 toneladas de materiais, dentre eles: inertes, galhos e entulhos de construção civil. Durante o verão é comum que aumente a proliferação do mosquito aedes aegypti, devido as altas temperaturas e chuvas típicas da estação, por isso, o cuidado deve ser redobrado.

O trabalho das equipes foi intenso, por isso, cabe a cada munícipe cuidar o ambiente em que vive, dificultando a proliferação do mosquito que transporta o vírus da dengue.

Como interromper o ciclo de vida do mosquito?    

Revisar a área em torno da residência ou local de trabalho uma vez por semana, procurando possíveis criadouros e eliminando-os.

Descartar adequadamente resíduos sólidos inservíveis que possam acumular água (potes, latas, garrafas, pneus, entre outros), destinando à coleta seletiva ou entregando em recicladoras.

Jogar fora na terra ou em superfície seca a água acumulada dos potes: não jogar a água em outro local com água, pois o ciclo de vida continuará.

Lavar com esponja, água e sabão, ao menos uma vez por semana, os potes que não podem ser colocados fora.

Preencher pratos de plantas com terra.

Garantir que caixas d’água ou cisternas de armazenamento estejam bem fechadas.

Cobrir possíveis saídas (ladrão) de caixas d’água ou cisternas com tela ou meia de nylon.

Telar portas e janelas das edificações.

Usar mosquiteiro, em especial em pessoas acamadas e/ou crianças.

Utilizar repelentes (individuais ou elétricos).

Eliminar mosquitos adultos (de dentro de casa ou entorno da residência) utilizando métodos domésticos (raquetes elétricas, inseticidas aerossóis para mosquitos, etc).

]]>