A ação ocorreu de maio a novembro deste ano.
O Arrastão da Dengue iniciou em maio deste ano, essa ação partiu da iniciativa da Secretaria de Saúde com apoio das demais secretarias municipais.
No período de maio a novembro deste ano, foram recolhidos mais de 230 toneladas de materiais, dentre eles: inertes, galhos e entulhos de construção civil. Durante o verão é comum que aumente a proliferação do mosquito
, devido as altas temperaturas e chuvas típicas da estação, por isso, o cuidado deve ser redobrado.
O trabalho das equipes foi intenso, por isso, cabe a cada munícipe cuidar o ambiente em que vive, dificultando a proliferação do mosquito que transporta o vírus da dengue.
Revisar a área em torno da residência ou local de trabalho uma vez por semana, procurando possíveis criadouros e eliminando-os.
Descartar adequadamente resíduos sólidos inservíveis que possam acumular água (potes, latas, garrafas, pneus, entre outros), destinando à coleta seletiva ou entregando em recicladoras.
Jogar fora na terra ou em superfície seca a água acumulada dos potes: não jogar a água em outro local com água, pois o ciclo de vida continuará.
Lavar com esponja, água e sabão, ao menos uma vez por semana, os potes que não podem ser colocados fora.
Preencher pratos de plantas com terra.
Garantir que caixas d’água ou cisternas de armazenamento estejam bem fechadas.
Cobrir possíveis saídas (ladrão) de caixas d’água ou cisternas com tela ou meia de nylon.
Telar portas e janelas das edificações.
Usar mosquiteiro, em especial em pessoas acamadas e/ou crianças.
Utilizar repelentes (individuais ou elétricos).
Eliminar mosquitos adultos (de dentro de casa ou entorno da residência) utilizando métodos domésticos (raquetes elétricas, inseticidas aerossóis para mosquitos, etc).