A sexta-feira, dia 24 de janeiro, profissionais da saúde, autoridades, gestantes e interessados no tema, participaram de uma série de painéis com orientações sobre a saúde materno infantil
O período de espera e do nascimento de um filho é um momento marcante na vida de uma família, por isso, o período da gestação deve sempre ser acompanhado por um profissional em saúde e seguir as orientações desse momento. Buscando proporcionar este conhecimento aos que vivenciam ou pretendem vivenciar essa fase, tanto profissionais como a comunidade, que o I Workshop sobre a Humanização e Assistência no Parto foi realizado.
A sexta-feira, dia 24 de janeiro, profissionais da saúde, autoridades, gestantes e interessados no tema, participaram de uma série de painéis com orientações sobre a saúde materno infantil, sobre os partos – normal e cesárea, possíveis situações de violência durante o parto, técnicas e esclarecimentos sobre o tema, que propiciam redução das taxas de mortalidade materna e neonatal, e ampliam a qualidade nos serviços saúde materno infantil. Ainda, muito pertinente, foi abordado sobre o protagonismo da mulher enquanto gestante e no momento do nascimento, e a importância dela como fator determinante para evitar intervenções desnecessários.
As orientações do workshop foram ministrados pelas enfermeiras Obstetras, Kelen da Costa Pompeu do grupo AMBRA/HUSM e Andressa Ávila Melo do Hospital Casa Saúde de Santa Maria, e a equipe de residência em enfermagem obstetrícia – UFN, além da médica obstetra, Maria Luisa Cella
Este Workshop faz parte da Ação Semeando Conhecimento da Estratégia Semear, iniciativa da médica Maria Luisa Cella, o qual fez o lançamento oficial da Estratégia durante o evento. Ação em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Tupanciretã, contou com a Coordenadora de Mestrado, Dirce Stein Backes e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (ESFs e UBSs).