Semana aguardada pelos tradicionalistas
Na presença de autoridades e entidades tradicionalistas, a Chama Crioula chegou em Tupanciretã na manhã de 5 de setembro, na propriedade de Daniro Paiva, na Agro Paiva, localizada na comunidade da Caneleira, para ser salvaguardada até a Abertura da Semana Farroupilha.
A tardinha de 13 de setembro, a Praça Coronel Lima estava cercada de cavalarianos de diferentes entidades tradicionalistas aguardando para acender seus candeeiros. As 17 horas a Centelha chegou sendo conduzida por Aldo Silveira Brum, o Coordenador da Cavalgada de Condução da Chama Crioula de Tupanciretã, juntamente com cavaleiros que com bandeiras em punho percorreram a Vaz Ferreira.
Na presença de autoridades, patrões, prendas de faixa e peões, e diversos gaúchos presenciaram esta solenidade esperada pelos tradicionalistas, após o hasteamento das bandeiras a Chama Crioula foi transferida para a Pira localizada ao lado do Palanque Oficial, em seguida, houve o pronunciamento da Secretária de Esporte, Cultura e Turismo, Janete Secchi e o Prefeito em exercício, Gustavo Simões Lírio. O Padre Cristiano Quatrim também participou da solenidade, e deu a bênção para o início dos festejos.
Com o sucesso que foi o ano passado, a dança do Pau de Fita feita a cavalo por gaúchos de diferentes entidades, foi novamente apresentada neste ano.
Os candeeiros em punho, o representante de cada entidade veio resgatar a sua Centelha Farroupilha para salvaguardar em sua respectiva sede.
A Administração Municipal através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer agradece a presença de cada prenda e gaúcho que se fizeram presentes, e convida a comunidade a participar das atividades da Semana Farroupilha, com Noite Cultural, Missa Crioula, rodeio, mateada, Entardecer Cultural, Culto Campeiro entre outros eventos realizados dentro das entidades tradicionalistas.
Fonte: Assessoria de Imprensa