Conquista importante para a Agroindustria Familiar
Desde 2013 que a Administração Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Industrial e Comercial vem seguindo um longo e árduo trabalho para a implantação em Tupanciretã do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte - SUSAF junto ao Governo do Estado.
Após este longo período de intensas tratativas e adequações, que dois Fiscais Agropecuários do Estado, Héber Eduardo Hein e Maria Luiza Machado Pinto estiveram em Tupanciretã entre os dias 21 e 23 de agosto realizando auditoria para a elaboração do relatório de conclusão de adesão ao SUSAF. Finalizada a auditoria, os Fiscais do SUSAF se reuniram com o Prefeito Municipal, Carlos Augusto Brum de Souza que, acompanhado do Secretário, Marcelo Malheiros, da médica veterinária do SIM, Rosaine de Moraes e do Técnico em Agropecuária e auxiliar de inspeção, Antônio Minuzzi, receberam os parabéns dos técnicos pela maneira como está sendo conduzido o Serviço Municipal de Inspeção, e por fim, com o parecer favorável confirmaram que o Município de Tupanciretã atende aos requisitos previstos na Instrução Normativa nº 02/2013 – SEAPA, portanto, está apto à adesão do SUSAF. Agora, é aguardar a publicação da Portaria no Diário Oficial do Estado para conclusão do processo. Dos 497 município do Rio Grande do Sul, apenas 28 municípios aderiram ao SUSAF e Tupanciretã é um deles.
Este é um importante êxito para o Município, pois através do SUSAF todas as agroindústrias de Tupanciretã poderão comercializar seus produtos em todo o Estado com certificação SUSAF. O Secretário Marcelo Malheiros vibrou com a conquista e agradeceu o empenho dos profissionais da sua equipe de Inspeção Municipal, que pois segundo ele, este passo importante também viabilizará novos investimentos para os produtores, além disso, informou que Tupanciretã foi o último município do Estado a fazer parte do SUSAF com autorização para controle de abatedouro, pois a partir do novo decreto que regulamenta o SUSAF as novas adesões ao programa não terão autorização para fiscalização de abatedouros.
Autor: Assessoria de Imprensa PMT