Coordenadora de Imunobiológicos relata sobre a deficiência de vacinas e soros em entrevista a rádio Tupã
Em entrevista para rádio Tupã, a Coordenadora do Setor de Imunobiológicos do Município, Andrea Appel, relatou da dificuldade no abastecimento de vacinas e soros nos Postos de Saúde do município, caracterizou esta deficiência a nível nacional. De acordo com Andrea, a ANVISA notificou alguns laboratórios sobre irregularidades encontradas na produção e qualidade do material, e os laboratórios não atenderam as exigências e consequentemente foram fechados ou tiveram setores fechados e não puderam produzir mais as vacinas e soros. Por conta disto, o Brasil teve que importar vacinas, que por questão de processo licitatório e logística ocorre o desabastecimento dos imunobiológicos. Uma das vacinas em falta é a Hepatite B.
Para contornar esta situação de abastecimento, o Município concentrou nas segundas feiras, no posto do centro as vacinas que após abertas deverão ser consumidas em poucas horas como a BCG e a Febre Amarela.
Em função do desabastecimento, o controle de estoque deve ser rigoroso, e para que seja feito o levantamento o setor irá fechar todo 1º dia útil de cada mês, sendo o Posto do Bairro Marcial Terra fechado pela manhã e o Posto do Centro fechado a tarde.
Outra situação é sobre os soros antiofídicos, Andrea pede cuidado redobrado contra picadas de cobra e mordidas de cachorros, porque os soros também estão em falta, inclusive na região.