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JAN
03
03 JAN 2025
Visita ao PRAEN fortalece ações de inclusão educacional do CAI em Tupanciretã
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No dia 19 de dezembro de 2024, a coordenação do Centro de Atendimento Interdisciplinar (CAI), representada pela coordenadora Suzimara Teixeira Eigart, pedagoga especialista em Educação Especial, e um representante da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, realizaram uma visita ao PRAEN (Centro de Atendimento Especializado Municipal) em Santa Maria.
A visita teve como objetivo ampliar e fortalecer as práticas desenvolvidas pelo CAI, que oferece atendimento especializado a alunos da rede municipal de ensino com dificuldades e distúrbios de aprendizagem, contribuindo para sua inclusão e desenvolvimento educacional.
O CAI, em funcionamento desde 2013, atende todas as escolas da rede municipal de Tupanciretã e está situado no prédio anexo ao Centro Social e Assistencial Mãe de Deus. O CAI conta com uma equipe interdisciplinar composta por psicopedagogas, pedagogas, psicóloga, assistente social e outros profissionais. O trabalho realizado promove a inclusão educacional, integrando-se a rede de apoio como CAPS, CRAS, CREAS, Equoterapia, e Conselho Tutelar.
Para 2025, o CAI está desenvolvendo uma nova proposta de atendimento, com o objetivo de aumentar o número de alunos beneficiados e implementar novas estratégias para promover condições que assegurem uma inclusão educacional efetiva.
O PRAEN de Santa Maria, referência na área, atua com os mesmos objetivos do CAI, realizando atendimentos interdisciplinares com grande abrangência e resultados expressivos. A visita ao centro foi essencial para a troca de experiências e para inspirar novos avanços nas práticas de inclusão desenvolvidas em Tupanciretã.
A inclusão social é um desafio que demanda práticas educacionais que respeitem as especificidades da aprendizagem de cada aluno, promovendo mudanças no contexto educacional de forma responsável e transformadora. A Administração Municipal, através da SMECTEL, tem investido continuamente em ações que assegurem o acesso a uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos.
 
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação