Na data de ontem 02 de março, o Plenário da Câmara de Vereadores foi palco da 11ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia".
Durante o evento, a nutricionista Ariane Botega apresentou um panorama situacional do Sistema Único de Saúde (SUS) em Tupanciretã, fornecendo subsídios para as discussões dos grupos de trabalho. Como resultado, foram elencadas 14 propostas para atender às necessidades da população, orientar as ações e definir diretrizes que serão incorporadas na revisão do Plano Municipal de Saúde, reforçando a importância da mobilização social.
No período da tarde, ocorreu a 1ª Conferência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, abordando temas fundamentais para a categoria. Os eixos discutidos foram:
Política Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
As novas relações de trabalho;
Participação popular para efetivação do controle social.
As apresentações foram conduzidas por Andreia Moro, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, e Silvério Costella, psicólogo do CEREST.
Ao final do evento, foram definidas 9 propostas que serão levadas à etapa estadual, prevista para ocorrer até junho de 2025, com o objetivo de fortalecer e aprimorar a saúde dos trabalhadores.
Autor: Assessoria de Comunicação