Tupanciretã viveu, de 15 a 18 de maio, quatro dias de intenso movimento econômico e celebração cultural com a realização da 65ª Expotupã e da 14ª Expocultura. A retomada da feira, após seis anos de intervalo, superou as expectativas, garantiu visibilidade para produtores, artistas e empreendedores de todo o Estado.
No pavilhão agropecuário, animais de genética reconhecida dividiram espaço com exposições de diversos segmentos e várias palestras. No Pavilhão de Inovação, o destaque ficou para debates sobre inovação e tecnologia.
Durante os quatro dias de evento, aconteceram ainda o julgamento morfológico de ovinos, avaliações da raça Quarto de Milha, além de ações de incentivo ao cavalo Crioulo, raças Paint Horse e Pônei Brasileiro. Também houve feira de ovinos rústicos e rodeio, que movimentaram o Parque de Exposições. O Parque de Diversões garantiu a alegria das crianças, e os melhores estandes da feira foram reconhecidos com premiações especiais.
A Expocultura transformou o Parque de Exposições Coronel Marcial Terra em um verdadeiro palco de manifestações culturais, com música, dança e exposição de artesanato, valorizando talentos locais e preservando as tradições gaúchas.
As Soberanas da Expotupã — Yasmin Guidalli, Beatriz Gampert e Daniela Cavalheiro — deram brilho especial a todos os dias da feira, tornando-se o símbolo de hospitalidade e elegância do evento. As Soberanas do Município de Tupanciretã — Tainá Padilha, Kethlen Messias e Yasmin Digarais — também abrilhantaram e marcaram presença na feira.
O espaço da Agroindústria Familiar destacou os produtores da nossa terra, valorizando o trabalho e a qualidade dos alimentos que fazem parte da identidade de Tupanciretã.No sábado (17/05), a abertura oficial contou com a presença de importantes autoridades municipais, estaduais e federais, que prestigiaram o evento e reforçaram a importância da Expotupã para a região.
No último dia da feira(18/05), foi realizado um Passeio Turístico Experimental com visita às agroindústrias locais Tiarajú e Embutidos Fioresi, proporcionando aos visitantes uma imersão no trabalho dos produtores locais. Também foi realizado o sorteio de uma cesta recheada com delícias produzidas pelas agroindústrias da região, promovendo ainda mais a valorização da produção artesanal tupanciretanense.
A 65ª Expotupã e a 14ª Expocultura foram uma realização conjunta do Município de Tupanciretã – Poder Executivo Municipal e do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos. Um agradecimento especial aos Patrocinadores Oficiais: Banrisul, Agropan, Sicredi, Senar/RS e Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã.
Apoio institucional: Fetag‑RS, Emater/RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Patrocinadores das Soberanas: Cainaã Silveira, Bianca Santos Nail Designer, San Steban, Sou do Sul, Espaço e Ateliê Jian Carlos Amarante, Agro Comercial Viana, Boutique do Sul e Infanto Mania Calçados.
Encerramos esta edição com o sentimento de dever cumprido e já iniciamos o planejamento da 66ª Expotupã. Reforçamos o compromisso de continuar promovendo, a cada ano, um evento que impulsione a economia, valorize a cultura , a inovação e fortaleça o orgulho de ser tupanciretanense. Até 2026!