No sábado, dia 13 de setembro, a Praça Coronel Lima foi palco do primeiro Fandango das Tradições, realizado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Esporte e Cultura. O evento reuniu a comunidade em uma tarde de valorização da cultura gaúcha, com apresentações artísticas de dança, música, poesia e homenagens aos destaques culturais de 2025.
Sob o tema “Ondas curtas para uma história longa”, os festejos deste ano celebram o centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa, resgatando marcos históricos que fazem parte da identidade do Rio Grande do Sul.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Gustavo Herter Terra, da secretária de Esporte e Cultura, demais secretários municipais e autoridades locais. O tradicionalista Antônio de Oliveira, personalidade respeitada do movimento, foi escolhido como Patrono de Tupanciretã em 2025, em reconhecimento à sua trajetória e dedicação às tradições do Rio Grande do Sul.
O evento também marcou a chegada da Centelha Farroupilha à cidade, símbolo maior da tradição gaúcha, trazida por centenas de cavalarianos. A Chama Crioula foi gerada em Caxias do Sul, percorreu um trajeto de aproximadamente 470 km, passando por fazendas e estâncias até ser acolhida no dia 6 de setembro na propriedade de Lívia Bonumá, chegando no dia 13 de setembro, na Praça Coronel Lima.
A programação deu início às comemorações da Semana Farroupilha no município, reforçando os valores de identidade, união e orgulho do povo gaúcho.
Confira as fotos no link abaixo:
https://adobe.ly/41N1ROA