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CRAS

                                                                                                                                                              O QUE É O CRAS?
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada das famílias para a Assistência Social, onde são ofertados os serviços do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. Tem como objetivo de fortalecer a convivência familiar e comunitária, buscando prevenir riscos e promover a autonomia dos usuários atendidos pelos serviços.

                                                                                                                  SERVIÇOS, PROGRAMAS E BENEFÍCIOS OFERTADOS PELO CRAS
 CADASTRO ÚNICO
 O Cadastro Único é uma ferramenta do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo o conhecimento da realidade socioeconômica dessa população.
-    Quem pode se inscrever no CADÚNICO?
*Famílias que possuam renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
*Famílas que Possuam renda acima do limite, desde que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

-    Programas e benefícios que podem ser acessados através do CadÚnico: Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Isenção de taxa em concursos públicos, ID Jovem, Devolve ICMS, Todo Jovem na Escola, Programa Pé-de-meia, contribuição facultativa ao INSS para pessoa de baixa renda, Carteira Interestadual para Pessoa Idosa, entre outros.

-    Quais documentos são necessários para se inscrever no CadÚnico?
RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento (se for criança), Carteira de Trabalho, comprovante de endereço atualizado, Bloco de Produtor para família assentada ou pequenos agricultores. Todos os documentos devem ser originais.

Benefícios Eventuais
Provisões suplementares, temporárias e  provisórias que visam atender determinada demanda de forma circunstancial. Principais benefícios eventuais ofertados: Cesta Básica e Auxílio Funeral.

Benefício de Prestação Continuada
- BPC
Encaminhamento de Benefício Assistencial destinado a Pessoa idosa com 65 anos ou mais e a pessoa com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria subsistência ou tê-la provida por alguém da família.

Carteira Municipal de Transportes
Elaboração e confecção da carteira municipal de transportes para pessoa idosa, de 60 a 64. A partir dos 65 anos, a gratuidade no transporte público municipal é garantida pelo Estatuto da Pessoa Idosa, sendo necessário somente a apresentação de documento com foto.
 

Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência
Encaminhamento da carteira intermunicipal para PCD comprovadamente vulneráveis financeiramente, para a Federação Gaúcha de Pessoa com Deficiência - FADERS, tendo como critério de renda 1,5 salário mínimo nacional per capita.

Orientação social e encaminhamentos para os mais diversos tipos de serviços

Acompanhamento Familiar

PAIF
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família tem como objetivo, apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo acesso a direitos e contribuindo na melhoria da qualidade de vida.



SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV
Serviço de caráter continuado, realizado em grupos de acordo com seu ciclo de vida, busca complementar o trabalho social com famílias. Geralmente ofertado nas dependências do Centro Socioassistencial Corujinha Aquarela e também através de parcerias com a APAE e Centro Social Mãe de Deus.

Alem disso, você sabia que o Centro Socioassistencial Corujinha Aquarela está vinculado ao CRAS e nele temos nossos principais Projetos em andamento?
*    Projeto Qualifica CadÚnico: Oferta de cursos de qualificação profissional durante o ano todo, a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e/ou inscritas junto ao Cadastro Único do município buscando promover a autonomia, protagonismo melhoria de renda dos participantes;
*    Projeto Reviver: Busca promover a qualidade devida das Pessoas Idosas do município de forma multidisciplinar, através promoção em saúde e bemestar.

 

Coordenadora: ​Natana da Silva Moreira
E-mail-
 cras@tupancireta.rs.gov.br
Horário: 
​Das 7h30min às 12h e das 13h30min às 16h30min, nas Quintas-feiras a tarde expediente interno
Rua Capitão Amorim - Centro Tupanciretã-RS
Telefone: (55) 99664-4531