A Unidade de Acolhimento Síria Maria Vendruscolo Soldera, acolhe Crianças e Adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. Funciona 24 horas por dia e possui capacidade para abrigar aproximadamente 15 crianças/adolescentes, distribuídos em um quarto feminino com 3 camas, um quarto masculino com 10 camas e um quarto para bebês, contendo 2 berços.
OS acolhidos se dedicam aos estudos, participam de atividades esportivas, cursos de culinária, informática e outras modalidades. Adicionalmente, eles desfrutam de uma alimentação balanceada com cardápios nutritivos, café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, recebem assistência médica quando necessário e contam com acompanhamento psicológico prestado pelo CAPS.
A Unidade proporciona um ambiente apropriado, respeitoso e saudável para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e demais assistidos, além de prover os cuidados necessários para a reintegração no seio familiar e na comunidade.
Atividades Realizadas com os acolhidos:
Atividades para resgatar e fortalecer vínculos familiares e comunitários, como:
Ações de inclusão produtiva, como cadastro e encaminhamento para o mercado de trabalho.
Atividades de desenvolvimento de habilidades sociais e acesso a programas de qualificação.
Ressaltando a dedicação da Equipe Técnica da UASMVS e o apoio da Secretária da Pasta, Bárbara Jeane Silveira de Almeida Terra, sempre presente nas situações emergenciais. “Contamos com uma equipe comprometida: 9 monitoras, duas monitoras por turno(dia/noite), um guarda municipal, uma servente , uma cozinheira, uma nutricionista, uma psicóloga, uma assistente social e uma coordenadora, tudo é cuidado com muito zelo”.
“Desejamos que a residência seja um lar. Onde há um lar, há uma família. Portanto, que seja um ambiente familiar.
A Unidade de Acolhimento Síria Maria Vendruscolo Soldera é um equipamento público, mantido pela Prefeitura Municipal, através da SMDS, e faz parte da proteção Social Especial de Alta Complexidade e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).