Projeto Qualifica CadÚnico:
Objetivo Geral: Promover cursos de qualificações a famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e/ou inscritas junto ao Cadastro Único do Município de Tupanciretã. Também como:
Contato: (55) 996644531
Projeto Caixinhas na Casa:
O programa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da reciclagem de caixinhas de leite e similares, mostrando que um simples gesto pode gerar grande impacto social. Ao transformar essas embalagens em isolante térmico para residências, a iniciativa promove sustentabilidade e, ao mesmo tempo, contribui para melhorar a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade, ajudando a proteger do frio e amenizar o calor.
Brechó da SMDS:
O brechó da Secretaria de Desenvolvimento Social tem como objetivo promover o acesso a vestuário digno para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a garantia de direitos, o fortalecimento da autoestima e a inclusão social. Por meio da reutilização consciente de roupas, calçados e acessórios, a iniciativa estimula a solidariedade, a sustentabilidade ambiental e o apoio às ações socioassistenciais, funcionando como um espaço de acolhimento, respeito e promoção da dignidade humana.
Mãe Gaúcha:
O Programa Mãe Gaúcha tem como objetivo amparar gestante em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, a partir da 28ª semana de gestação. A iniciativa busca fortalecer os laços entre mãe e bebe através da entrega de itens essenciais para os primeiros dias de vida, promovendo acolhimento, bem-estar, conforto para os recém-nascidos e tranquilidade para as mães.
O programa está em conformidade com a Lei nº 12.257/2016.
Pontos relevantes:
Público-Alvo: Gestantes a partir de 28ª semana de gravidez que residam em municípios que aderiram ao edital do programa.
Requisitos para Beneficiárias:
Contato: (55) 996644531
Residencial 60+:
O que é o residencial 60+ RS?
O residencial 60+ é um condomínio fechado com 12 unidades habitacionais votado exclusivamente a idosos com 60 anos ou mais, residentes de Tupanciretã.
O projeto oferece moradia digna, segura e acessível, com foco na convivência e no bem-estar, promovendo qualidade de vida para quem contribuiu tanto com a nossa cidade.
Acesso por editais.
Tarde da cidadania:
A Tarde da Cidadania é uma iniciativa da Prefeitura Municipal que leva aos bairros uma programação integrada de serviços públicos, atividades culturais e ações de lazer, promovendo o encontro entre a comunidade e o poder público.
Objetivo:
Seu principal objetivo é aproximar a população dos serviços municipais, facilitando o acesso a orientações, atendimentos e informações, ao mesmo tempo em que fortalece os laços comunitários, incentiva a participação cidadã e contribui para a construção de uma cidade mais inclusiva, participativa e acolhedora.
Grupos SCFV:
O SCFV é um serviço continuado, em grupos organizados por faixa etária, que tem por objetivo estimular o autoconhecimento, a reflexão sobre o futuro e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários dos participantes.
Objetivo:
RS Qualificar Recomeçar:
O RS Qualificação Recomeçar é um programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, parte do Plano Rio Grande, que oferece cursos de qualificação profissional para desempregados e subocupados, focando na reconstrução socioeconômica após as enchentes de 2024, com prioridade para municípios afetados.
Cursos:
Curso de Operação e Manutenção Mecânica de Máquinas Pesadas
Carga horária: 80 horas;
Curso de Pilotagem e Legislação para Voo com Drone
Carga horária: 40 horas;
Curso de Elaboração de Produtos de Panificação, Confeitaria e Salgados para Festa
arga horária: 80 horas;
Curso de Básico de Costura Industrial
Carga horária: 80 horas.
O Estado concederá bolsa permanência aos alunos no valor de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) para cada 40
(quarenta) horas de qualificação concluídas por participante.
Inscrição: Após a publicação do edital pelo Município, a inscrição deverá ser realizada de acordo com as regras, prazos e procedimentos nele estabelecidos, observando integralmente as disposições previstas para a participação nos cursos.
Garantindo prioridade de inscrição ao público indicado, na seguinte ordem:
a) Desempregado, inscritos no CADÚNICO;
b) Desempregado;
c) Subocupado inscrito no CADÚNICO;
d) Subocupados; e
e) outros públicos inscritos no CADÚNICO.