Semana Farroupilha de 2019 tem como tema "Vida e Obra de Paixão Cortes"
Sexta-feira, 20 de setembro, foi contemplado com sol, gaúchos e gaúchas se organizavam para participar do desfile que encerraria a semana mais aguardada pelos tradicionalistas, a Semana Farroupilha, este ano levando como tema um dos ícones do tradicionalismo, a figura ilustre de Paixão Cortes.
As 14 horas iniciou o desfile com os caminhões levando as invernadas artísticas do Município, da Invernada Micuim a Xirua, patronagens e invernadas das escolas de Tupanciretã, todos deram sua contribuição. O Padre Cristiano Quatrim também fez questão de montar seu cavalo e saudar a bandeira do Estado.
O Desfile deu andamento com a cavalaria, 20 entidades e representantes do Tradicionalismo cruzaram a Vaz Ferreira e tiraram seus chapéus em frente ao palanque oficial em reverência ao tradicionalismo do Rio Grande do Sul.
Após a tradicional desfile dos Farrapos, este ano com o retorno dos gansos que encantaram o público presente, houve a dança do Pau de Fitas a Cavalo, com a participação de cavalarianos de diferentes entidades de Tupanciretã. Com o arreamento das bandeiras, e na presença do Grupo de Cavalgada Antônio Correa Gomes, Gustavo Simões Lírio, Prefeito em exercício, Janete Secchi, Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo acompanhados do Tenente Vargas, Comandante da Brigada Militar, e Aldo Brum, Coordenador da Cavalgada de Condução da Chama Crioula, extinguiram a centelha Farroupilha encerrando mais uma semana tradicionalista.
A Administração Municipal através da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo agradece imensamente a todos os envolvidos e comprometidos para que esta semana tivesse êxito nas programações, todos mesmo, pois muitos foram os que se dedicaram nesta semana, tanto trabalhando como cultuando a tradição.