Governador Sartori pilota colheitadeira e celebra a abertura da colheita da soja
As propriedades rurais de Tupanciretã ocupam entre culturas e criações uma área de 180.000ha, sendo 80% desta área total ocupada com a cultura da soja, o plantio de soja sequeiro atualmente em Tupanciretã é de 143.703 ha, e soja irrigada 2297 ha, somando um total de 146.000 ha de soja, este total destaca o potencial produtivo de Tupanciretã e torna o município a capital gaúcha do soja.
Baseado nestes dados, Tupanciretã realizou um dos maiores eventos do Estado, a 9ª Abertura Oficial da Colheita da Soja, que já faz parte do calendário oficial do Estado. A abertura simbólica teve a presença do governador José Ivo Sartori, que foi recepcionado pelo prefeito em exercício, Gustavo Simões Lírio, pilotou uma colheitadeira na propriedade de Dorival Lima Terra, que pelo segundo ano, sediou o evento.
Após a colheita da soja, os presentes foram recepcionados na Afuco, onde estiveram presentes o Deputado Federal Luiz Carlos Heinze, representando a Câmara dos Deputados, a Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputada Silvana Covatti, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo e o Secretário de Estado dos Transportes, Pedro Westphalen, o Deputado Estadual, Jorge Pozzobom o Presidente da Câmara do Município, vereador Luiz Valmor da Silva França.
Durante o evento, Sartori destacou a importância da oleaginosa para a economia do estado – que neste ano deve representar cerca de R$ 20 bilhões na Receita Bruta estimada para o PIB gaúcho. “Da porteira para dentro vamos bem: temos produção, produtividade, gestão e, sobretudo, o melhor produtor. Mas da porteira para fora, sabemos que há muito a fazer, especialmente na área pública. E faremos o que precisar ser feito”, ressaltou. O governador ainda reiterou a importância da rotação de culturas com o milho para garantir a estabilidade do solo.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, ressaltou iniciativas como o decreto que torna mais claras as regras para armazenagem de água e vão ajudar no desenvolvimento da produção. “A agropecuária foi e continuará sendo para o estado ‘a salvação da lavoura’”, disse Polo.
O setor primário teve também seus representantes, Carlos Sperotto, presidente da Farsul, Fernando Cunha, presidente do sindicato Rural de Tupanciretã, Presidente do Clube Amigos da Terra, Almir Rebelo e o Presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã na ocasião, também, representando o presidente da Fetag/RS.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Assessoria de Imprensa PMT