No dia 22 de maio de 2025, na Câmara de Vereadores, realizou-se V Conferência Municipal da Pessoa Idosa organizada pelo COMPID com o Tema: "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". Após o credenciamento, aconteceu a Abertura Oficial com a participação de autoridades do poder Executivo, Legislativo e Judiciário. No decorrer da Programação foi feita a leitura do Regimento da Conferência e contou-se também, com a participação da Palestrante Cátia Siqueira, representando o CEPI do RS.
Na sequência foi debatido entre os participantes as propostas referentes aos 5 Eixos: Eixo 1 - Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;Eixo 2 - Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;Eixo 3 - Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;Eixo 4 - Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; Eixo 5 - Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
Foram selecionadas as propostas bem como eleitos os Delegados que representarão Tupanciretã na Conferência Estadual da Pessoa Idosa, sendo eles os seguintes: DELEGADOS DO GOVERNO MUNICIPAL: TITULAR - Geovânia Dutra da Conceição e SUPLENTE- Letícia Machado Sampaio.
DELEGADOS DA SOCIEDADE CIVIL: TITULAR- Iara de Fátima Gularte Besestil e SUPLENTE- Ademir Antônio de Oliveira.
Durante todo o Evento, contou-se com um expressivo número de convidados, lotando o Plenário da Câmara, que interagiram e avaliaram como positiva e muito válida a temática do Encontro.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social