Secretarias / Departamentos
Tupanciretã na prevenção do Coronavírus

A partir do dia 20 de março de 2020, o Município de Tupanciretã entrou em Situação de Calamidade Pública, através do Decreto nº 5804, e instaurou medidas para o enfrentamento, prevenção e mitigação da emergência de saúde pública decorrente do covid-19.

Desde então, o Município vem trabalhando intensamente em medidas preventivas e ações sociais visando o atendimento de pessoas em vulnerabilidade social, e que tiveram sua situação agravada pela pandemia.

Dois primeiros casos de COVID 19 em Tupanciretã

O Executivo Municipal divulgou na tarde de 20 de maio, o Boletim Epidemiológico com os dois primeiros casos confirmados da doença, duas pessoas contraíram a doença em outro Município com casos de Covid-19. Ambos são da mesma família, agiram de forma prudente pois se mantiveram em isolamento desde que retornaram a Tupanciretã.

Terceiro caso de COVID 19
Terceiro caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde do Município, sábado, dia 23 de maio, um homem contraiu a doença após se deslocar por motivo de procedimento hospitalar para outro município que possui casos confirmados.

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Se apresento sintomas, o que fazer?

A orientação do Ministério da Saúde é: em caso de suspeita, fique em casa por 14 dias e só procure o Posto de Saúde se o problema se agravar. A Organização Mundial da Saúde também indica isolamento domiciliar por 14 dias dos demais moradores da residência.

Durante esse período, é preciso ficar atento à evolução do quadro, pois sintomas leves, como tosse e coriza prolongadas por vários dias, não são preocupantes. Mas, se houver febre alta persistente e se a tosse vier acompanhada de desconforto respiratório, procure atendimento médico imediato.

Como estou? O que fazer?

Moro em Tupanciretã, como devo proceder?

Para sintomas leves como febre baixa, coriza, tosse e dor de garganta procure o ESF 4 - Tio Riva, ou lique para 3272.1307. Finais de Semana vá até o HCBT ou ligue 3272.1330.

Mas, no geral, é para ficar em casa. O governo quer priorizar o atendimento em postos de saúde para quem tem sintomas mais graves, como dificuldade para respirar. A medida é para evitar que se aumente ainda mais o número de infectados no hospitai, repletos de vírus e bactérias. Isso também funciona para não superlotar os ambulatórios e leitos, que devem ser reservados para quem já está com falta de ar.

O que você precisa saber e fazer.

A infecção por coronavírus (Covid-19) é uma doença de baixa letalidade. Dados da OMS mostram que 80% dos casos são leves. A maior preocupação é quando a doença atinge idosos ou pessoas com doenças crônicas.
Informação e lavar as mãos com sabão são as melhores prevenções!