Agentes Comunitários de Saúde entraram em contato com cadastrados em ESF's do Município para coleta de informações
Os Agentes Comunitários de Saúde, buscando manter informações pertinentes sobre os usuários do serviço de saúde do Município, principalmente em decorrência da pandemia, questionaram, por meio de ligação, mais de 570 pessoas cadastradas nos ESF’s do Município entre os dias 14 de maio e 5 de junho.
As questões tratam do acesso à saúde, da rotina domiciliar e funcional dos entrevistados. Segundo a pesquisa, mais de 430 não tiveram necessidade de acessar ao serviço de saúde, apenas 124 buscaram atendimento nos ESFs. Percebe-se que a utilização de medicamentos por parte dos entrevistados é considerada alta, pois 82% fazem uso contínuo de fármacos.
A entrevista também mostra que em sua maioria está respeitando o distanciamento social pois mais de 85% não recebem visita de familiares, e os demais 15% encontram seus entes. Da mesma forma, visitas de fora do município, a qual 95% não recebem visitas.
Dos entrevistados, 95 pessoas possuem trabalho externo ao domicílio, e mais de 200 pessoas permanecem em seus lares durante a semana, o restante sai entre uma ou duas vezes, e 40 pessoas não responderam.
A utilização das máscaras também foi questionada pelos ACS, e mais de 545 pessoas confirmaram a utilização do equipamento de proteção, apenas 29 não utilizam.
Por fim, das 575 pessoas entrevistadas, 564 pessoas acreditam que o isolamento é importante.
O questionário na íntegra está disponível no link:
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Fernanda Malheiros