02 MAI 2024
Projeto "Donas de Nós e do Mundo": Fortalecendo a Autonomia e a Saúde das Adolescentes
Empoderando Jovens Mulheres e Promovendo Saúde Preventiva
No dia 20 de abril, o projeto "Donas de Nós e do Mundo" deu início às suas atividades com um workshop abrangente, visando fortalecer a autonomia e promover a saúde da mulher adolescente.
Objetivo: O projeto tem como foco potencializar a autonomia das adolescentes na tomada de decisões relacionadas à sua saúde em diversas dimensões.

Temáticas Abordadas: Durante o primeiro encontro, realizado no Instituto Estadual Mãe de Deus pela manhã e na Secretaria Municipal de Educação à tarde, foram explorados temas fundamentais:
Autocuidado e autoestima;
Empoderamento feminino;
Planejamento familiar;
Saúde preventiva da mulher adolescente.

Participantes: A ação contou com a presença de meninas adolescentes entre 12 e 18 anos do IEE Mãe de Deus, estudantes de pós-graduação da Universidade Franciscana, membros do Rotary Club Mãe de Deus, profissionais da saúde e da educação do município.

Destaques: Um dos pontos altos do evento foi a presença de alunos intercambistas da Alemanha, que vieram para conhecer o município e o projeto em si.

Essa iniciativa visa não apenas informar, mas também promover reflexão e ação concreta, reunindo diferentes atores em prol da saúde e autonomia das mulheres adolescentes.

Autor: Dra. Maria Luisa Suárez