CAPS é o Centro de Atenção Psicossocial ou Núcleo de Atenção Psicossocial. É um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.
Serviços ofertados:
Algumas destas atividades são feitas em grupo, outras são individuais, outras destinadas às famílias, outras são comunitárias. Quando uma pessoa é atendida em um CAPS, ela tem acesso a vários recursos terapêuticos:
Atendimento individual: Prescrição de medicamentos, psicoterapia, orientação:
Atendimento em grupo: Oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, oficinas geradoras de renda, oficinas culturais, grupos terapêuticos, atividades esportivas, atividades de suporte social, grupos de leitura e debate;
Atendimento para a família: Grupo de familiares, atendimento individualizado a familiares, visitas domiciliares, atividades de ensino, atividades de lazer com familiares;
Atividades comunitárias: Atividades desenvolvidas em conjunto com instituições existentes na comunidade, que têm como objetivo as trocas sociais, a integração do serviço e do usuário com a família, a comunidade e a sociedade em geral.
Assembleias ou reuniões de organização do serviço: a Assembleia é um instrumento importante para o efetivo funcionamento dos CAPS como um lugar de convivência. É uma atividade, mensal, que reúne técnicos e pacientes, que juntos discutem, avaliam e propõem encaminhamentos para o serviço. Discutem-se os problemas e sugestões sobre a convivência, as atividades e a organização do CAPS, ajudando melhorar o atendimento oferecido.
Qual é o público alvo:
As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais.
Forma de Acesso:
Atendimento presencial e/ou encaminhamentos através dos profissionais da rede municipal. O acolhimento e a escuta poderá ser de diversas formas, de acordo com a organização do serviço.
Quais as patologias dos pacientes atendidos e encaminhados pelo CAPS: